sexta-feira, 1 de maio de 2009

PÁGINA 5

Rio instala gabinete integrado para ações preventivas contra a gripe suína

g A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura carioca instalaram terça-feira (28) um gabinete integrado de emergência para a gripe suína. Entre as medidas já anunciadas pelo gabinete está a destinação de pelo menos 110 leitos da rede estadual de saúde para pacientes que apresentem sintomas da doença. No Instituto Evandro Chagas, dez leitos já estão prontos para serem utilizados e 100 estão sendo preparados em mais dois hospitais, incluindo 20 vagas em unidades de tratamento intensivo (UTI).
Além dos leitos, a secretaria destinou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) especialmente para o atendimento de casos suspeitos de gripe suína. O secretário estadual de Saúde, Sergio Cortes, pediu calma à população e disse que não há motivo para “alarmismo”.
- O mais importante é que a população não precisa fazer, neste momento, qualquer medida preventiva, como usar máscaras nem sair buscando comprar medicamentos na farmácia. Pedimos para que não façam isso, porque, primeiro, dificilmente encontrará [os remédios] e, mesmo que encontre, pedimos para que não façam uso do medicamento. Caso tenha qualquer sintoma, procure um posto de saúde ou um hospital, para ser orientado” - disse Cortes.
Além disso, a Secretaria de Saúde vai divulgar cartazes com orientação sobre a gripe suína para profissionais de saúde de dos 92 municípios fluminenses e disponibilizar o Telessaúde para esclarecimento de dúvidas da população, pelo telefone (21) 3523-4025.

__________________________________________



Duque de Caxias lidera a XII Olimpíada da Baixada


g O prefeito Zito mostrou que é pé quente e empurrou a equipe de Duque de Caxias rumo à liderança da XII Olimpíada da Baixada. Pela segunda semana consecutiva, o município figura no topo da tabela que reúne 12 agremiações da região. No sábado (25), ele acompanhou duas vitórias de Duque de Caxias, em categorias diferentes. No basquete sub 17, as meninas venceram Queimados, em jogo disputado. No futebol de campo, a equipe sub 20 masculina bateu, de virada, São João de Meriti por 2 a 1.
No estádio Júlio Kengen, mais conhecido como Queimadão, aconteceu o jogo de futebol. Quando Zito chegou ao campo, São João de Meriti vencia por 1 a O. Ele incentivou os atletas, pediu garra e disse que acreditava na vitória. Em menos de dez minutos, com Welinton Oliveira e Braian, de pênalti, Caxias virou a partida. No final do encontro, Zito entrou em campo e participou da corrente da vitória junto com os atletas. “Foi um jogo duro, mas eles acreditaram no triunfo e conseguiram uma bela vitória”, enalteceu o prefeito.
Em partida tensa, a equipe de basquete de Duque de Caxias venceu Queimados. Do alto da arquibancada, Zito e o secretário de Esporte e Lazer, Ânzelo Fernando, acompanharam o jogo. No intervalo, o prefeito foi convidado pelos organizadores da competição para fazer dois arremessos.

__________________________________________




Moradores do Pantanal tiram documentos de graça




g A Praça do Pantanal, próximo ao Morro do Sossego, no 2° Distrito, abrigou, no dia 26, a quarta etapa do projeto “Governo nos Bairros”, da Prefeitura. As primeiras edições foram nos bairros Olavo Bilac, Pilar e Vila São Luis com a participação de várias secretarias. O prefeito José Camilo Zito (PSDB) percorreu o bairro pela manhã e conversou com os moradores no gabinete montado no local do evento.
Entre os serviços gratuitos prestados pela Prefeitura na área de Saúde estão exames ginecológicos, glicose, pressão arterial, saúde bucal e vacinação. A Secretaria de Assistência Social emite documentos de identidade e profissional, além de expedir isenções de pagamento para segunda via de documentos. Crianças e adolescentes têm atividades culturais e recreativas.
Também participam do projeto “Governo nos Bairros” as Secretaria de Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Fazenda, Habitação, Cultura, Educação, entre outros órgãos do governo, além da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec) e o Instituto de Previdência Municipal (IPMDC), que atende funcionários.


__________________________________________




Vacinação contra a gripe em Caxias vai até o dia 8 de maio


g O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito abriu sábado (25), no Centro Municipal de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na cidade. No primeiro dia, 5.170 idosos foram imunizados na em 29 postos. A meta é vacinar, até o dia 8 de maio, 83.338 idosos com idade a partir de 60 anos.
Com 83 anos, dona Hildete de Azevedo de Oliveira, moradora do Centro, sempre toma a dose e não tem do que se arrepender. “Depois que passei a me vacinar, nunca mais fiquei gripada. A vacina tem sido uma benção”, disse, elogiando a campanha.
No projeto “Governo nos Bairros” que aconteceu domingo, no bairro Pantanal, a Secretaria de Saúde também montou um posto de vacinação para os moradores. Danilo Gomes ressalta o valor da vacina e pediu que os idosos compareçam aos postos. “A única maneira de se evitar a gripe é com a vacina, por isso a importância da dose que dá uma tranqüilidade ao idoso, principalmente nos dias mais frios do ano”, destacou Danilo.

__________________________________________


VEREADOR TATO PREOCUPADO PELA NÃO EXECUÇÃO DA OBRA DA MATERNIDADE EM PARADA ANGÉLICA




A Maternidade de Parada Angélica sempre foi uma reivindicação da população do 3º distrito. Essa luta corresponde aos anseios de uma população sofrida e com precária estrutura de serviços médicos, que sempre quis ver nascer os seus filhos na região, com digna e cuidada assistência.
A maternidade de Parada Angélica começou a ser construída no governo anterior, e pese o conhecimento dos atuais responsáveis da saúde no município sobre os terríveis indicadores de mortalidade neonatal e perinatal naquela zona, em tudo, as piores de Duque de Caxias, os responsáveis governamentais continuam a argumentar que não se justifica fazer uma Maternidade em Parada Angélica (como pensava o Governo Municipal) porque as parturientes sempre podem optar, em nome da qualidade, por se deslocar a Saracuruna ou ao novo hospital Moacir do Carmo, mesmo e como foi afirmado pelo Presidente da Associação de Moradores do Parque Cristóvão Colombo, Sr. Francisco Salles, que no ano passado nasceram mais de 60 bebés nas ambulâncias e SAMUs da cidade.

O vereador TATO acredita que não pode haver quem se questione sobre a pertinência desta Maternidade, e a Secretaria de Saúde e o Prefeito Zito têm que tomar as medidas que garantam aos Caxienses e moradores do 3º distrito, o direito à maternidade/paternidade no estrito dever de obediência à Constituição da República, garantindo que o ato de nascer em cada família não seja afinal mero evento biológico e estatístico, mas um grande acontecimento social e humano.
Sem dúvida alguma e caso o projeto seja modificado, como se está pretendendo fazer, haverá necessidade de realizar um grande debate na Câmara Municipal e através de outras formas de manifestação popular, a serem realizadas pelas mulheres de Imbariê e adjacências, juntamente com os vereadores TATO e Ademir Martins, ambos eleitos pelo 3º distrito, deixando antever que, apesar de surpreendidos com a decisão da modificação do projeto da Maternidade de Parada Angélica, o povo não desistirá, porque a dignidade e a cidadania começam ao nascer e conquistam-se na luta, e em Duque de Caxias sempre foi assim.

Carlos Pereira


__________________________________________



Reflexões
Cada planta que nasce
Cada chuva que cai
Cada rio que escoa
Cada crepúsculo que aparece como passe de mágica
Todo o oxigênio que repiramos
Mais o amor
Tudo isso foi feito por Deus em homenagem à você
MÃE

A.S. (Arnaldo Santos)


__________________________________________




g A simpática menina da foto é Tifani Martinelo Almeida, que acaba de completar 10 anos.



Nascida em Nova Iguaçu, ela vive hoje no município de Mendes, com os pais Silvia Martinelo e Adriano Santos Almeida. Para comemorar a data, ela recebeu um seleto grupo de amigos e parentes em sua residência. Tifani cursa o 3º ano e pretende ser artísta plástica. A ela, os nossos parabéns e votos de muitas felicidades.




__________________________________________




Nenhum comentário: