quinta-feira, 30 de abril de 2009

PÁGINA 7

Obras obrigam presidente Lula a abandonar seu gabineteno Palácio

g O Palácio do Planalto deixa de abrigar a estrutura da Presidência da República depois de quase 49 anos sediando o Poder Executivo. O escritório dos presidentes, inaugurado em abril de 1960 por Juscelino Kubitschek na transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, passa por uma reforma completa, de restauração do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer. Orçada em R$ 103,2 milhões, a obra deve ser concluída até abril de 2010, quando se comemora o cinquentenário de Brasília.
Em mais de 48 anos de uso, o prédio nunca passou por uma reforma completa - apenas foi sendo adequado para abrigar uma administração federal cada vez maior. Hoje, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prédio abriga os gabinetes dos ministros das Relações Institucionais, José Múcio, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Félix, o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci.
Todos têm grandes estruturas, que serão alojadas entre o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de onde Lula despachará, o prédio anexo ao Palácio do Planalto, o prédio anexo do Palácio do Itamaraty e o Palácio do Buriti, ex-sede administrativa do governo do Distrito Federal. No CCBB, ficam Lula, Dilma, Dulci e Martins. Múcio ficará no anexo do Palácio do Itamaraty, conhecido como “bolo de noiva”, por ter formato arredondado. O ministro preferiu o local por ficar mais próximo do Congresso Nacional.
Ao longo dos anos, espaços do Palácio do Planalto que eram vãos livres no projeto original foram ocupados por divisórias e gabinetes. Além disso, depois de mais de 48 anos de uso, o Palácio apresenta problemas estruturais, como infiltrações, vazamentos de gás nas copas, e adaptações precárias na rede elétrica. O presidente queria iniciar a reforma do Palácio do Planalto ainda no ano passado. A previsão inicial era que a empresa para reforma fosse contratada no segundo semestre de 2008, mas houve atraso na apresentação do projeto elabora pelo escritório de Niemeyer e problemas com a licitação. Na semana passada, o governo lançou o segundo edital para contratação da empreiteira que vai fazer a obra. No primeiro, lançado pela Secretaria de Administração da Casa Civil foram encontrados problemas técnicos.
Por conta da demora, o governo achou melhor colocar o Exército como gestor da obra, já que os militares poderiam adiantar algumas fases da reforma. O atraso na licitação também aumentou o valor da obra, que inicialmente estava estimado em R$ 88 milhões. Além da reforma do Palácio, o estacionamento também passará por mudanças e abrigará mais carros. Haverá um pavimento subterrâneo extra, que hoje não existe.

____________________________________________

Prefeitos da Baixada assinam na Alerj compromisso em favor de crianças e adolescentes até o ano de 2012

g Mesquita, Seropédica e Nilópolis irão priorizar políticas públicas em prol das crianças e adolescentes durante a gestão 2008-2012. A garantia foi acertada através da assinatura de um termo de compromisso com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente no seminário "Prefeito Amigo da Criança 2009", que ocorreu segunda-feira (13), na Assembléia Legislativa do Rio. Representantes de 45 prefeituras fluminenses também participaram do evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Mesquita e da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj. O presidente Jorge Picciani elogiou o trabalho da fundação ao abrir a cerimônia. "Somente um investimento maciço poderia mudar este quadro que temos hoje de criança desassistidas e exploradas. Precisamos de serviços reconhecidos e admirados como este da Abrinq", comemorou o parlamentar. Após o discurso de Picciani e da exibição de um vídeo sobre o projeto, o presidente da comissão, deputado Mário Marques, afirmou que esta parceria poderá abrir novas perspectivas para as crianças de todo o País. "Com este trabalho formaremos uma grande frente de prefeitos na defesa de nossas crianças e jovens. A Abrinq vai nortear os trabalhos destas prefeituras, pois os problemas são muitos e sempre há quem queira ajudar", disse. Durante a cerimônia os prefeitos de Mesquita, Artur Messias da Silveira; Nilópolis, Sérgio Sessim, e Seropédica, Darci dos Anjos Lopes, assinaram o termo de compromisso. "O futuro se constrói a partir da maneira que tratamos as crianças hoje. Todos os governantes devem ter esta noção", destacou o prefeito Messias da Silveira. A Prefeitura de Mesquita é a única da Região Metropolitana do Rio e uma das 842 do País a receber o selo "Prefeito Amigo da Criança" pela gestão de 2005-2008.

____________________________________________

Jovem de Duque de Caxias é o único do estado que vai estudar na Rússia

g A Rússia tem se tornado um destino cada vez mais procurado por estudantes, principalmente, por sua tradição na qualidade de ensino. E esse foi um dos fatores que motivou Hugo Costa da Silva Júnior, 22 anos, a cursar medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk. O estudante é o único representante do estado do Rio de Janeiro e viajou anteontem (29) junto com outros 28 brasileiros rumo ao país europeu. Ao todo, a Aliança Russa de Ensino Superior já enviou mais de 270 brasileiros para a Rússia.
O candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. A boa novidade é que a partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

____________________________________________



Prefeitura dá início a quatro quilômetros de obras em Vila Maria Helena

g Os moradores do bairro Vila Maria Helena, no 2° distrito, receberam dia 16 o prefeito José Camilo Zito. Ele esteve no local para anunciar obras de drenagem, pavimentação, iluminação em 16 ruas e a construção de área de lazer, iniciada no dia seguinte. De acordo com a Secretaria de Obras, cerca de quatro quilômetros de intervenções serão feitas pelo poder público. Zito também anunciou a construção de uma praça. Toda a limpeza, no entorno das ruas, já foi feita.
A deputada Andreia Zito veio reafirmar o seu compromisso com o bairro Vila Maria Helena. “Caminhamos pela região e falamos que as melhorias iriam chegar e isso ,hoje, é uma realidade. Estamos vendo a cidade se reerguer no governo Zito, através de um trabalho árduo e sério”, destacou a deputada. O deputado estadual Marcos Figueiredo destacou as intervenções feitas na cidade em tão pouco tempo. “As obras já estão presentes em todos os distritos de Duque de Caxias. A realização do trabalho é a certeza do investimento, do progresso e da qualidade de vida para os moradores de Vila Maria Helena”, declarou o deputado.
Zito disse que a realização das obras foi um compromisso assumido por ele. O prefeito destacou, em sua fala, que sua meta é construir uma nova Duque de Caxias. “Desejo implantar o ensino em tempo integral e fazer com que a cidade se torne limpa. São sonhos que vamos realizar”, falou Zito, tendo ao seu lado o vice-prefeito, Jorge Amorelli. Também compareceram ao evento o secretário de Obras, Sandro Monteiro; Meio Ambiente, Samuel Maia; Esporte e Lazer, Ânzelo Fernando; vereadores, entre outros membros do governo.

____________________________________________



Pajelança cultural vai lembrar o poeta João de Deus

g Chamado de Menestrel pelos mais próximos, o saudoso artista João de Deus Ferreira Ramos, ou simplesmente João de Deus, que estaria completando 60 anos nesta sexta-feira (1º de maio), vai receber uma homenagem na casa Bistrô Conexão Brasil, centro de Duque de Caxias. “João de Deus era poeta e compositor moderno que não se confinava no papel impresso. Através da música, ele aproximou população e cultura de forma objetiva, acessível e universal”, lembra a filha Clara de Deus, organizadora do evento, que abrirá o projeto “Dia de Homenagem”. O objetivo do evento é criar uma reflexão sobre a participação de nomes importantes para o cenário cultural de Duque de Caxias e de outras cidades da Baixada Fluminense. Estão com presenças confirmadas os mais destacados artistas da cidade, muitos deles que conviveram com o poeta.
João de Deus teve vários parceiros musicais, entre eles Rodney Mariano, Lello Alves, Mauricio Menezes, João de Abreu Borges e Vicente Portella. Nascido em João Pessoa, ele residiu no bairro Chacrinha até sua morte, há cerca de seis anos. Em sua casa aconteciam freqüentemente grandes encontros de artistas da cidade, reunião que chamava de “Pajelança Cultural”, onde fervilhavam idéias, música, dança, poesia e teatro. Sua vida sempre girou em torno de movimentos culturais, com paradas obrigatórias no Museu de Arte Moderna, Casa do Estudante Universitário e na Casa da Poesia da Rua Senador Dantas. Teve trabalhos publicados em livros e em publicações como as revistas Recado de Cultura e O Silêncio, foi um dos organizadores do Perojeto Com Inspiração e participou de vários shows no Teatro Municipal Armando Mello, intitulado “Signo Poema”, com outros artistas locais.
O endereço do Bistrô Conexão Brasil é Rua José Veríssimo nº 173. A entrada é franca e o evento terá início às 20h.

____________________________________________


Caxias comemora Dia da Baixada no Museu Vivo de São Bento

g Em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, comemorado em 30 de abril, a Prefeitura de Duque de Caxias promoveu o evento “São Bento de Portas Abertas”, com uma série de eventos no primeiro Museu Vivo de percurso da região. Rico em história, o espaço abriga sítio arqueológico que guarda a presença do homem pré-cabralino (grupo de indígenas brasileiros) aos vestígios da presença humana no tempo presente, como sambaquis, tupinambás, ocupação lusitana, resistência quilombola e novas ocupações.
Os eventos - exposição de artistas plásticos, oficinas artísticas, artesanato, contação de histórias, exibição de vídeos que retratam a Baixada Fluminense, show musical, coral e exposição de carros antigos das décadas de 40,50 e 60 – fpram organizados pela Secretaria de Educação e ocorreram durante toda a tarde, na antiga Escola Municipal Nísia Vilela Fernandes (Rua Benjamin da Rocha Junior, em São Bento), futura sede do Centro de Memória e Identidade, Centro de Referência e Arquivo Público de Duque de Caxias.
Em processo de reconhecimento junto à UNESCO, o Museu de São Bento pode ser o quarto do mundo na categoria Museu Vivo, que reúne as culturas do passado e do presente num mesmo espaço. Ao comemorar o Dia da Baixada em um local tão especial, a prefeito José Camilo Zito reafirma seu compromisso em legitimar o esforço de inúmeros profissionais da área de cultura, apresentar o espaço à comunidade local, além de valorizar o patrimônio material e imaterial do bairro São Bento.

____________________________________________


Carrefour vendeu computador com conteúdo pornográfico

g O Carrefour terá que pagar indenização no valor de R$ 6 mil por vender computador que apresentou conteúdo pornográfico em seu disco rígido. A decisão é dos desembargadores da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Thereza Cristina Lopes Loyola contou que comprou um computador Amazon PC Pentium 4, 2.8 GHZ no Carrefour para presentear sua filha, atualmente com 13 anos de idade. Ao clicar num determinado ícone, a menor teria se deparado com cenas de filme erótico e fotografias pornográficas. A autora da ação disse ainda que comunicou o fato à empresa ré, sem que esta tomasse providências para solução do problema. De acordo com o relator do processo, desembargador Ricardo Couto de Castro, o conteúdo pornográfico inserido restringiu a utilização e frustrou a expectativa de todos, tendo ainda causado uma situação vexatória que foge ao mero constrangimento.

Nenhum comentário: